segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Arthur Bispo do Rosário

Em virtude da necessidade de reflexão sobre o “Dia da Consciência Negra”, os alunos desenvolveram um trabalho artístico relacionado ao artista Arthur Bispo do Rosário, brasileiro, negro, descendente de escravos africanos, pobre, esquizofrênico que passou mais de 50 anos de sua vida em instituições manicomiais (Hospício ou Hospital de Loucos, como se falava antigamente).
Certa vez, durante uma de suas alucinações teve uma “visão”: Deus lhe dirigiu a palavra para avisar que o Dia do Juízo Final estava próximo e que ele, Arthur Bispo do Rosário, seria o responsável para julgar os vivos os mortos.
Em vão, tentou convencer os padres de diversas igrejas que era um enviado divino. Dois dias depois, iniciava a sua longa vivência em hospícios. E foi nesses locais que produziu diversos trabalhos artísticos e a maioria relacionados de alguma maneira com a visão que teve de Deus.
Utilizou diversos materiais para confeccionar as suas obras: lençol, chinelos e sapatos velhos, garrafas plásticas, canecas de metal, linha de roupas que desfiava para bordar, pedaço de madeira, cacos de vidro etc.
Criou alguns mantos sagrados (roupas e capas especiais) que deveriam ser utilizados segundo ele, no Dia do Juízo Final. E foi a partir dessa ideia de Bispo do Rosário que sugeri aos alunos (primeiro, sem conhecerem essa história) após uma conversa sobre o Dia do Juízo Final, a confecção de desenhos de mantos sagrados com cores, palavras, símbolos e objetos que tivessem significação com a proposta. Só depois das criações é que revelei para os alunos sobre Bispo do Rosário.
Bispo do Rosário foi reconhecido como um grande artista contemporâneo pouco antes de morrer, pobre, louco e dentro de um manicômio.
Apresento a seguir algumas imagens do artista e de suas obras, bem como, algumas produções dos alunos.
Prof. Ari

















Algumas imagens de mantos divinos ou sagrados desenhados pelos alunos:

Clique nas imagens para ampliar












No primeiro semestre de 2011, os alunos das 7ªs séries pintaram três peças do vestuário como "mantos sagrados ou divinos" que servirão como peça de figurino para trabalho futuro:











2 comentários:

  1. Bispo do Rosário, considerado o mais universal e genuíno artista brasileiro,tem seus trabalhos expostos nos mais importantes museus do mundo, e foi referência para a criação do Museu do Inconsciente,pela Dra. Nise da Silveira, grande psicanalista alagoana, radicada na Bahia, que dedicou sua vida a estudar e salvar a vida de pessoas como Bispo do Rosário, que já eram considerados perdidos pela sociedade. O famoso manto, com o qual "deveria encontrar Deus", trazia bordado os nomes das mulheres que deveriam ser salvas por ele no Juízo Final.

    ResponderExcluir
  2. Guacira,
    Muito obrigado pela participação.
    Abraço
    Prof.Ari

    ResponderExcluir